Este site utiliza cookies, com o objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização, de acordo com a Política de Privacidade.
Home
Sobre
Arrendamento Comprar Contactos
ALRISA

Soluções imobiliárias de qualidade, à medida das suas necessidades.

História do Grupo

História do Grupo

Artur Fernandes
Alves Ribeiro

O Grupo Alves Ribeiro foi fundado em 1941, por Artur Fernandes Alves Ribeiro, na área de construção civil e obras públicas. Com um capital inicial de 500 contos, a empresa teve como base uma firma que já existia desde 1931, em nome individual do seu fundador.

O Grupo iniciou a sua atividade de construção com a pavimentação da Av. Almirantes Gago Coutinho e Almirante Reis e a pavimentação das pistas do Aeroporto internacional de Lisboa.

Artur Fernandes Alves Ribeiro não chegou ao sucesso fácil ou rapidamente, a recessão económica afetava a generalidade da Europa em consequência da 2ª Guerra Mundial e o plano de Marshall criado pelos EUA para ajudar a recuperação económica da Europa, apenas seria iniciado no ano de 1947.

Setenta anos mais tarde são: o rigor, perseverança e responsabilidade que permanecem como os pilares do desenvolvimento do Grupo Alves Ribeiro.

Obras Emblemáticas

O Grupo foi ganhando algumas das obras mais emblemáticas da cidade de Lisboa, como: a construção do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa; Estádio do Benfica; Estádio Universitário; o Estádio de Alvalade; o Estádio do Belenenses; o Colégio Maristas de Carcavelos; a Praça de Touros de Santarém; o Externato de S. João de Brito; a sede da Fundação Calouste Gulbenkian; a Universidade Católica de Lisboa e diversas estações do Metropolitano de Lisboa, num contexto mundial de início da Guerra fria, criação da Nato, assinatura do Pacto de Varsóvia e Guerra do Ultramar.

Na sequência de uma primeira fase a trabalhar com o seu Pai, Vitor Silva Ribeiro e José Pais Alves Ribeiro (filhos do fundador), dão continuidade à gestão da Alves Ribeiro Lda. a partir do início da década de 70.

No inicio dos anos 80 inicia-se a construção das Amoreiras, onde se integra o primeiro grande Centro Comercial de Portugal.

A gestão eficiente, o esforço, a dedicação, o trabalho acentua a solidez financeira na linha do que vinha sendo desenvolvido pelo seu pai.

Empresas do Grupo

Em 1983, foi criada a empresa Mundicenter, com o objetivo de desenvolver a área de negócio dos centros comerciais, que são hoje: as Amoreiras; o Spacio Shopping; Oeiras Parque; o Braga Parque; o Strada Shopping & Fashion Outlet; o Campus de S. João e o Arena Shopping.

A empresa Alrisa, criada em 1987, desenvolve a sua atividade de promoção e gestão de imóveis em regime de arredamento e venda de habitação, escritórios, lojas, parques de estacionamento e em novos projetos no ramo imobiliário.

Detém a propriedade e gestão de cerca de 26 imóveis, na cidade de Lisboa, para arrendamento: a Torre 1 das Amoreiras; edifícios nas avenidas novas: Av. da República; Av. Miguel Bombarda; Av. João Crisóstomo e em zonas consolidadas da cidade de Lisboa como: Estrada de Benfica; Praça de Alvalade e Av. das Forças Armadas.

A sua reconhecida experiência de gestão de edifícios próprios, permite-lhe alargar a sua oferta de serviços à gestão de edifícios de terceiros, onde recentemente integrou a gestão do edifício da Torre 2 das Amoreiras.

O mais recente projeto imobiliário do Grupo Alves Ribeiro é a Quinta do Pinhão, integrada na rede Natura da União Europeia. A Quinta do Pinhão, próxima da Aroeira, integra a cidade e a natureza num projeto de referência, com uma arquitetura de linhas modernas.

Solidez financeira

Nesta área de negócio, que o Grupo vem desenvolvendo há mais de 50 anos, destacam-se a solidez financeira, o controlo de todo o processo de desenvolvimento do projeto, desde a seleção de terreno, urbanismo, arquitetura, construção e a entrega do produto final. Ficam, assim, garantidas a coerência e otimização dos projetos desenvolvidos, bem como a competitividade dos produtos de forma a melhor responder às necessidades e desejos dos clientes.

Lançado em 1997, o Banco Invest, posiciona-se como a única instituição financeira, em Portugal, exclusivamente dedicada à satisfação das necessidades dos Clientes, particulares, empresas ou institucionais, em todos os produtos financeiros que se afastam do relacionamento bancário de rotina e requerem maior envolvimento, propondo soluções que a banca tradicional, com uma oferta mais padronizada, não está vocacionada para oferecer. O Banco Invest desenvolve a sua atividade nas áreas de Corporate finance, Private Banking, Corretagem e Crédito.

Internacionalização

O Colégio Pedro Arrupe, na Expo, foi concebido, construído e está a ser gerido pelo Grupo Alves Ribeiro em parceria com a Companhia de Jesus (Jesuítas). Inspirados pela experiência e pela atualidade da Pedagogia da Companhia de Jesus, o Colégio propõe um modelo de ensino e de aprendizagem de grande rigor académico, científico e humanista. Com uma localização privilegiada junto ao rio Tejo, o colégio investe nas atividades náuticas como opção curricular, sublinhando uma vez mais o desenvolvimento global das crianças, através de um estreito contacto com a natureza e de uma oportunidade única para praticar com regularidade as modalidades náuticas.

A internacionalização do Grupo Alves Ribeiro iniciou-se no ano de 2006, com a constituição de uma empresa de construção em Angola. No ano de 2012, a empresa ganhou o seu primeiro concurso de obra pública de infraestruturas no Brasil, dando assim mais um passo no seu processo de desenvolvimento fora de Portugal.

Expansão sólida e progressiva

O Grupo Alves Ribeiro intervém em 6 áreas de atividade: Construção, Projetos Imobiliários, Centros Comerciais, Banca, Educação e Reciclagem de Resíduos de Construção.

O Grupo faturou durante o ano de 2011 aproximadamente 350M de euros e emprega mais de 1.200 trabalhadores em Portugal, Angola e no Brasil.

É no seio desta cultura empresarial, que nascem as linhas orientadoras do seu sucesso: crescimento da atividade alicerçado numa sólida estrutura financeira e visão de longo prazo na definição do planeamento estratégico.

O Grupo Alves Ribeiro possui uma imagem de flexibilidade e grande solidez financeira e mantém uma expansão sólida e progressiva, que o ajudou a ultrapassar a retração vivida pelo setor da construção, em Portugal, nos anos de 2008 a 2014.

Ao longo de mais de 70 anos de atividade, o Grupo Alves Ribeiro desenvolveu e consolidou uma forte cultura de gestão, que assenta em quatro valores fundamentais: responsabilidade; empenhamento; rigor e desenvolvimento.